O que fazer hoje

sábado, 10 de janeiro de 2015

Receita 1: bolo facílimo de chocolate

Fazer um bolo pode ser um desastre para muita gente...seja por não saber o ponto correto, seja por não saber a quantidade dos ingredientes, seja por não saber como pesar a quantidade deles quando lê uma receita...ou por falta de equipamentos.

Muitas vezes não se tem uma batedeira, ou a preguiça é muita para ter de ligá-la...e depois lavá-la. Sim, a pior parte de cozinhar é o pós-cozinha: a louça. Acho que toda pessoa que cozinha bem deveria ter um subalterno só para lavar a louça (sonhe, Rodrigo...)

Sem mais delongas, partamos aqui para uma receita de bolo de chocolate que não usa nem batedeira nem liquidificador. A receita que lhes descrevo é uma adaptação de outra retirada do livro "500 receitas com chocolate". Fiz umas adaptações, a fim de que se possa usar tudo que geralmente temos na despensa. Partamos para o ataque!



Mas antes de começar a fazer...você precisa conferir se tem:

- um tabuleiro pequeno ou médio, seja retangular ou circular;
- uma vasilha.

Agora, vamos à lista de ingredientes:

2 copos de farinha de trigo (aquele copo de vidro estilo requeijão) OU 3 xícaras de chá de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de Nescau/Toddy/outro achocolatado
1 xícara de chá de açúcar (uso pouco açúcar, pois o achocolatado já é doce; mas se você não tem problema com doçura, pode usar mais meia xícara)
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 colheres (sopa) manteiga ou margarina (pode ser com sal)
2 ovos
1 xícara de chá de leite

Opcional (sempre dignos):

- morangos ou bananas (ou ambos) bem picadinhos
- nozes, castanhas picadas a gosto
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo + 1 colheres (sopa) margarina (para fazer uma farofinha, basta misturá-los bem com a mão até dar uma liga. Aí jogar por cima do bolo antes de ir ao forno)

Modo de fazer:

Antes de começar a fazer a receita, ligue o forno e pré-aqueça-o a 180-200 graus.

Em uma vasilha, misture a farinha, o Nescau/Toddy, o açucar e o fermento com uma colher de pau. Depois acrescente os ovos e o leite e misture bem. Por fim acrescente a manteiga ou margarina (de preferência derretida, pois dissolve melhor na massa, e é mais fácil de mexer) e mexa até ficar cremoso. Se você achar que está muito líquida, relaxe: essa é a consistência. Se você achar que está muito dura ou grudenta, acrescente um pouco mais de leite até sair desse aspecto.

Nesse momento, pode acrescentar as frutas e/ou as nozes e misturar.

Agora, unte o tabuleiro - passe margarina por todo o tabuleiro, e depois Nescau/Toddy até estar por todo o tabuleiro. Por fim despeje a massa nele,distribuindo bem por todo ele com o fundo da colher de pau (se não nivelar, corre o risco de uma parte ficar muito alta, e aí ficar crua, e a baixa ficar queimada).

Se você fez a farofinha, hora de jogá-la por cima do bolo.

Bote para passar por pelo menos meia hora. O tempo de cozimento varia de forno para forno. Após meia hora, faça o famoso teste do palitinho ou garfo: espete o bolo, se sair seco está pronto. Se não, aguarde mais cinco minutos e refaça o teste quantas vezes for necessário.

Fica muito bom com uma bola de sorvete ou Nutella.

Fora da geladeira ele tem validade de 2 dias; dentro da geladeira, uma semana.

Se guardar na geladeira, pode esquentá-lo no micro-ondas por 20 segundos para comer quente ou morno.

Obs: quando eu tiver uma foto eu a postarei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário